Este tipo de avaliação, baseia-se no cálculo do valor potencial de venda de máquinas e equipamentos utilizando-se vários métodos de avaliaçao, entre os quais o Método dos Custos, adaptado aos bens em estudo. Para o cálculo do valor potencial das máquinas e equipamentos, a estimativa de valor corresponde ao custo de aquisição de um equipamento que cumpra as mesmas funções do equipamento objecto da avaliação. No caso de se considerarem custos referentes à utilização de tecnologias e materiais actuais denomina-se custo de substituição; no caso de se considerarem custos referentes à utilização de tecnologias e materiais idênticos aos dos equipamentos em avaliação denomina-se custo de reposição. Ao valor assim obtido é deduzido um valor correspondente à depreciação física ou obsolescência funcional de acordo com regulamentação em vigor, obtendo-se assim, o seu valor final.
Além do método anteriormente citado, outros métodos de avaliação são também usados de acordo com a NCRF 7, são o Método da Linha Recta, do Saldo Decrescente ou Soma do Digitos e o Método das Unidades de Produção.
Além dos muitos aspectos que influenciam os valores da avaliação, a que ter especial atenção à normalização de equipamentos, a titulo de exemplo:
- NP EN 81-1 e NP EN 81-2 - Ascensores;
- NP EN 81-3 - Monta cargas
- NP EN 15.614-1 e EN 287-1 - Processos de soldadura e sold. em eq. sobrepressão
- EN 13384 - Cond. de evacuação de produtos de combustão
- NP EN303, 625, 13836 - Caldeiras
- Secção 16 da NP EN 115 - Escadas mecânicas e tapetes mecanicos
A Manutenção é outro dos factores relevantes para os valores finais da avaliação, pois a utilização de uma manutenção preventiva e correctiva faz toda a diferença em qualquer equipamento/máquina.